segunda-feira, 12 de setembro de 2011

De D. José Cordeiro - Grão de Amendoeira - frases soltas

Retiro é uma experiencia forte de silencio, de escuta e contemplação. Sabemos que o barulho não faz bem e o bem não faz barulho.
É preciso querer para se ter um bom silencio
O peregrino é alguém que caminha e espera o encontro. Para tal, partir significa perder os pontos de referencia na esperança de ganhar tudo
Quem caminha ama o silencio.
O retiro não para me aperfeiçoar, mas para me converter, converter o coração á Palavra que salva e dá a vida.
Na verdade, só o Amor converte
Maria evangeliza com toda a sua pessoa e confia plenamente Naquele que nela confiou, pois só a confiança pode conduzir ao Amor.
A Deus nada é impossível, mas nós podemos fazer todo o possível. Na Anunciação acontece a possibilidade do impossível.
Obedecer (ob-audire) na fé é submeter-se livremente á palavra escutada, por a sua verdade ser garantida por Deus, que é a própria verdade.
A liturgia é um anúncio e antecipação da visão da Glória futura, qual contemplação do rosto de Deus.
A espiritualidade não se ensina, aprende-se e experimenta-se
Na liturgia, o mais importante é louvar a Deus. A vida espiritual cristã é a união do homem com Deus.
Obedecer á voz do Senhor é o verdadeiro culto. A Palavra é para ser acreditada, celebrada e, sobretudo, vivida.
A Eucaristia renova em nós o amor de Cristo e pede-nos que, como Ele, amemos até os nossos inimigos e que façamos nosso próximo até o mais afastado.
Somos chamados á comunhão com Deus e com os outros. Mais que a colegialidade (linguagem do direito romano), o desafio á sinodalidade (caminhar juntos).

Sem comentários:

Enviar um comentário